8 SINAIS QUE INDICAM SE VOCÊ É DESCUIDADO COM OS SEUS DADOS NA INTERNET. CONFIRA ..

Termil Informática Ltda - Tel:
Ir para o conteúdo

8 SINAIS QUE INDICAM SE VOCÊ É DESCUIDADO COM OS SEUS DADOS NA INTERNET. CONFIRA ..

Termil Informatica Ltda
Publicado por Elton Martins em Blog · 1 Junho 2018
Estamos diariamente em exposição na internet.Pense em quanta informação nos é oferecido a cada minuto.
Daí a importância de se adotar alguns cuidados que nos pouparão de enormes prejuizos, tanto financeiros, quanto pessoais e profissionais.  

Estamos adotando cuidados necessários para nos preservar?

Veja a seguir, 8 sinais que indicam se você é descuidado com seus dados na internet.
Confira agora:

 Não ter senha no smartphones

muito tempo os celulares deixaram de servir apenas para fazer ligações e enviar mensagens de texto, tornando-se responsáveis por armazenar muitas informações sobre seus proprietários. Fotos, vídeos, mensagens, acesso a redes sociais, e-mails, há muitos dados que dizem muito sobre você salvos em seu aparelho. Então, um dispositivo sem senha deixará o caminho aberto para que se perdido ou roubado, a pessoa que o possuir possa ler sua vida por meio dele. Claro que é possível quebrar a segurança, mas isto levaria um certo tempo, período este que você pode utilizar para bloquear o aparelho de forma a inutilizá-lo e assim impedir que quem estiver com o smartphone tenha acesso ao que estiver armazenado nele.

 Usar a mesma senha para tudo

A gente sabe que memorizar senhas pode ser uma tarefa bem difícil. E se for várias então, nem se fale. Desta forma, utilizar a mesma palavra-chave para todas as contas é uma forma mais fácil de memoriza-la. Mas, se um hacker conseguir sua senha, a primeira coisa que ele irá fazer é verificar se ela se encaixa em todas as outras contas e aí o caos se instalará. Outra dica valiosa é trocar as senhas com frequência. Assim diminui-se o risco de ter os serviços que você acessa invadidos.

   Abrir links sem checar a sua veracidade

Infectar o computador com algum malware é mais fácil do que parece. Apenas um clique em um link errado e pronto, o software malicioso já estará bem acomodado em seu computador, tablet ou smartphone. Desconfie de promoções imperdíveis ou notícias bombásticas de sites desconhecidos. Lembre-se, se você não se candidatou ou participou de algum concurso, é bem improvável que ganhe qualquer premiação. Além disto, ninguém vai te dar dinheiro por você ser o visitante de número mil de determinado site.

 Não usar VPN ao acessar um Wi-Fi público

Wi-Fi público é muito bom, afinal nos dá a oportunidade de acessar a internet de forma gratuita sem a necessidade de ficar perguntando para todo mundo: "qual é a senha?" Contudo, os dados enviados através deste tipo de rede podem ser facilmente interceptados por criminosos com experiência em tecnologia. Uma forma de bloquear o acesso dos hackers e garantir a sua segurança é utilizar uma VPN ao se conectar a este tipo de rede.
Porém, há controvérsias quanto ao uso do programa.

 Compartilhar coisas em demasia nas redes sociais

Antes de realizar qualquer postagem na rede social, lembre-se desta regra: menos é mais. Divulgar todas as ações realizadas durante o dia pode dar a terceiros um dicas de sua rotina, seus horários, onde costuma ir e até quando a sua casa estará vazia. É claro que é muito legal poder contar a todo mundo que você irá viajar nestas férias, para onde irá e quantos dias ficará longe de casa. Mas isto é um prato cheio para que criminosos possam agir. E se seu perfil estiver em modo público, cuidado redobrado, afinal qualquer um pode ter acesso às informações que você disponibiliza por ali. Todo cuidado é pouco.

 Deixar o Bluetooth ligado o tempo todo

Deixando o Bluetooth ligado, você abre espaço para que hackers consigam extrair informações confidenciais suas, sem que eles ao menos precisem encostar no dispositivo. Desligue o recurso sempre após utilizá-lo. A medida, além de manter a sua segurança, ajuda muito o aparelho a economizar bateria.

 Continuar logado a contas de serviços de compras ou financeiros

Assim que você terminar de realizar o serviço bancário ou de fazer suas compras de forma online, saia da conta e resista ao desejo de salvar o seu ID e senha. Dará mais trabalho, de modo que cada vez que você precisar utilizar o serviço deverá fazer o procedimento todas as vezes. Mas isto impedirá uma tremenda dor de cabeça e danos financeiros, caso seu celular caia em mãos erradas.

 Não limpar as informações antes de se desfazer do aparelho velho

Ao comprar um smartphone ou um comutador novo lembre-se que, antes de descartar o dispositivo antigo, seja vendendo-o, doando-o ou jogando fora, é importante limpar todos os dados que estão salvos nele. E não basta apenas eliminar os aplicativos e fotos, pois saiba que os hackers conseguem facilmente recuperar estas informações. É preciso limpar a memória interna do dispositivo, de modo a não deixar nenhum vestígio de informações pessoais para trás. Lembre-se: é a sua segurança que está em jogo. Então vale tirar alguns minutinhos para realizar a tarefa, não é mesmo?






Não há comentário ainda.
0
0
0
0
0
Voltar para o conteúdo